segunda-feira, 22 de junho de 2009

Japão conclui com sucesso primeira missão de observação lunar


A agência espacial japonesa JAXA e a comunidade científica do Japão comemoraram nesta sexta-feira o sucesso de sua primeira missão de observação lunar, que fornecerá ao país um mapa mais completo e em alta resolução da superfície da Lua. O satélite Kaguya chegou na madrugada de quinta-feira (local) ao pólo sul lunar dando por concluído, segundo o planejado, a missão de 19 meses que permitiu à agência espacial japonesa realizar uma extensa cartografia da Lua que será conhecida em novembro, segundo a JAXA. Desde que o módulo Kaguya entrou na órbita lunar enviou dados sobre a composição mineral do satélite terrestre, os níveis de gravidade e fotografias e vídeos da Lua, alguns deles já acessíveis na internet. O Kaguya, que estava acompanhado de dois pequenos satélites, forneceu à comunidade científica o mais completo mapa das diferenças de gravitação lunares e os primeiros vídeos de alta resolução. Durante a missão, o satélite se alinhou várias vezes com as órbitas terrestre e lunar para obter imagens da aparição da Terra no horizonte da Lua, e conseguiu imagens que não eram vistas desde as missões Apolo da Nasa. A missão custou 55 bilhões de ienes (400 milhões de euros) e começou em setembro de 2007, com o lançamento do Kaguya a bordo do foguete H-2A.
Disponível em:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3820602-EI301,00-Japao+conclui+com+sucesso+primeira+missao+de+observacao+lunar.html
Acesso em: 22 de Jun 2009 às 14h22min

Um comentário:

  1. Olá Ian,
    também fiquei feliz com essa notícia sobre o avanço tecnológico japonês na astronomia. Não tinha idéia de que existia investimento japonês nessa área.
    A astronomia é um tema que proporciona novidades o tempo todo. Ótima escolha!
    Abraços,
    Prof. George Hirata

    ResponderExcluir